DADOS DA AULA tendo o Blog como ferramenta pedagógica.

Título da Aula
O Romantismo no Brasil – a prosa.

Eixos Temáticos
Romance Indianista, Urbano e a Prosa Gótica.

Competências
*Reconhecer no romance brasileiro a identidade nacional;
*Identificar as principais tendências do indianismo no romance brasileiro;
*Refletir sobre problemas e valores vividos pelo publico nas cidades;
*Analisar os elementos da tradição gótica da literatura brasileira.

Estratégia pedagógica da aula
* Leitura do tema na sala de aula com a participação dos alunos, utilizando o livro didático;
* Divisão dos grupos conforme os eixos temáticos:
* produção dos textos utilizando todos os recursos disponíveis no LIE:
* Apresentação dos textos produzidos para a própria sala e para os alunos do 3º ano do turno noturno, no data show.

Habilidades a Desenvolver
*Leitura e interpretação de textos.
*Relação de textos românticos do período 1.822 com a atualidade.
*Utilizar os recursos do LIE na criação do blog.


Tecnologias midiáticas a serem utilizadas
Televisão com o DVD, filme, computador (Laboratório de Informática Educacional), textos de referência e textos máquina digital.

Orientação prévia para o professor parceiro
*Apresentar o tema do trabalho.
*Mostrar alguns aspectos relevantes que serão abordados
*Discutir etapas que serão apresentadas.

Materiais de Apoio da Estratégia
*Bibliografia Indicada
*Livros literários, livros didáticos, textos e revistas e outro material impresso que utilizará na aula.

Webliografia Indicada
Sites de pesquisa (google) e outros que fundamentam a aula.




Relatório dos Dinamizadores sobre a oficina de Blog.

Dentro de uma abordagem participativa, a oficina busca além dos modelos prontos, visa uma descoberta, um recurso diferente, um estímulo útil e significativo para a prática diária do educador. Objetivando propiciar o desenvolvimento artístico, cultural, criativo e humanístico dos alunos, agregando procedimentos gerais de educação, apoiados em pilares pedagógicos de observação, experimentação e representação. Na oficina de blog, observarmos a participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades, principalmente nas atividades práticas, debates, discussões, formulação, construção de materiais e instrumentos, elaboração e aplicação das atividades propostas. Trabalhar com o blog como ferramenta de aprendizagem é realmente muito gratificante, o mundo virtual é simplesmente encantador.
Dinamizadoras:
Aparecida Dias
Telma Vieira
Vanja Benfica
Relatório dos professores parceiros – aula com uso do Blog.
Recebemos ansiosos e com muita alegria o convite das dinamizadoras da nossa escola para participarmos da oficina de blog, pois sabemos que a internet atrai a atenção dos alunos, e tendo a oportunidade de usá-la como aliada para melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos, temos a certeza de que será uma tarefa bastante prazerosa. Planejamos nossas aulas baseados nas orientações das dinamizadoras, foi um sucesso, os alunos se mostraram muito interessados e participaram ativamente de todas as atividades propostas. Espero que nos propiciem outras oportunidades como esta, foram momentos valiosos.


Professores parceiros:
Helena de Fátima Araújo
José Geraldo da Trindade

0 comentários:

Postar um comentário