Provas do Saego serão realizadas no dia 23 de novembro.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Orientação Pedagógica, transferiu para o dia 23 de novembro a realização da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Goiás (SAEGO). O resultado desta avaliação, além de outras variáveis -, irá definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Goiás (Idego), instituído recentemente pela Secretaria da Educação no contexto da reforma educacional no estado.

A mudança se justifica pela proximidade de datas de duas importantes avaliações nacionais: o Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado neste fim de semana e que em Goiás terá a participação de mais de 152 mil estudantes; e a Prova Brasil, prevista para o período de 7 a 18 de novembro.

Em função dessas avaliações e também do fechamento do semestre letivo, em que se concentram as provas internas das escolas, os estudantes redobram os esforços para obterem os melhores resultados. É por isso que os dias letivos, cumpridos integralmente em todas as unidades escolares, são tão relevantes para os alunos que precisam ainda mais da orientação e do apoio dos professores nessa reta final.

De acordo com o chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica da Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, é importante que, nesse momento os alunos da rede pública estadual mantenham a assiduidade às aulas e estejam tranqüilos para se concentrarem no Enem e na Prova Brasil. “Depois, quando já tiverem feito as avaliações nacionais, então, aplicaremos a avaliação do Saego”, completa Raph.

O Saego irá avaliar todos os estudantes do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, além dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os do 2º ano farão prova apenas de Língua Portuguesa. Os demais, de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão no horário de aula, na própria escola.

Esta será a primeira avaliação para a composição do Idego, que será anual e auxiliará as escolas no planejamento pedagógico do ano seguinte, além de possibilitar ao estado definir as políticas para melhorar o ensino e o aprendizado na rede pública estadual.

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