05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

     O dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente e escolhida pela Assembléia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental visando levar a população informações sobre as responsabilidades de cada um diante da natureza.
     A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
     A vida moderna contribui muito para o aumento dos prejuízos da natureza, enormes quantidades de lixo são descartadas todos os dias, sacolas, copos, garrafas de plásticos, vidros, papéis, papelões, latas de alumínio, o que leva a poluição e a morte de várias espécies de animais.
     O CERSA preocupado com as questões ambientais visa à conscientização de nossos alunos e comunidade sobre as questões ambientais há dois projetos desenvolvidos no Colégio o "Projeto Córrego da Serra" e o "Projeto de Olho no Lixo" que tem como fundamento a proteção do Meio Ambiente e temos também, no 1º período do Ensino Médio a disciplina de Educação Ambiental, além de trabalharmos de forma implícita sobre esse tema durante as aulas aplicando a interdisciplinaridade.
     E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e desenvolvendo atitudes que visem à proteção do Meio Ambiente. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

2 comentários:

Despertar os adolescentes para as questões ambientais não é tarefa difícil, desde que o professor esteja aberto ao dialogo com a natureza e o desejo de preservar o meio ambiente através de pequenas ações que identifiquem o conhecimento das Sete Chaves da Consciência Ecoplanetaria. Sensibilidade, ética, informação, atitudes pessoais, a coleta seletiva, a limpeza na escola, relacionamento e qualidade de vida, serão destaques na conservação do planeta. Vamos cuidar melhor do Brasil.
Profª Ivanete

Parabéns!!! O blog do CERSA está bombando... Tô louco pra estudar aí.

Alexandre

Postar um comentário