Água é tema mais cobrado na prova do Enem 2009 que vazou veja os assuntos que são tendência.

A água e os recursos hídricos foram o tema mais cobrado na prova de ciências do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 cujo conteúdo vazou. A avaliação devia ter sido aplicada em outubro, mas foi cancelada devido a uma tentativa de fraude.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a nova prova, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro, deve manter o nível de dificuldade semelhante ao da que nem chegou a ser aplicada.

O UOL Educação fez uma contagem dos assuntos das perguntas para verificar as tendências do exame de ciências da natureza e humanas. A preocupação com o meio ambiente, com a saúde e com a cidadania e a cultura permeia boa parte da prova.

Em 15 testes, o uso da água foi central, seja em questões de conhecimentos gerais sobre a distribuição do recurso no planeta, seja em testes sobre aspectos físico-químicos da matéria.

Em segundo lugar, há um empate entre as questões sobre energias - abordando, por exemplo, biocombustíveis -, e as perguntas sobre urbanização e vida nas cidades. Os dois assuntos levaram oito perguntas cada um.

Confira na tabela os dez temas mais recorrentes no Enem e a quantidade de questões que cada um deles tomou. Estes assuntos correspondem a 68% de toda a avaliação - ou seja, com domínio destes tópicos é possível obter boa nota na prova de ciências.

Água e recursos hídricos:15
Energia: 8
Urbanização e vida nas cidades: 8
Nutrição e saúde: 6
Política, poder, lei e cidadania: 5
Problemas ambientais - poluição, lixo, aquecimento global: 5
Cultura e sociedade: 4
Segunda Guerra Mundial: 4
Evolução: 3
Genética e reprodução: 3

0 comentários:

Postar um comentário