Mito da Caverna


FicheiroPlato's allegory of the cave.jpg

O uso de hipertextos em pesquisas na sala de aula é de fundamental relevância para direcionar conteúdos, atingir os nossos objetivos e aguçar a curiosidade dos educandos.

Mito da caverna

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.


Componentes:

Helena de Fátima

Telma Vieira

Alessandra Novais

Lília Valéria

Sônia Frota

Rosalva Martins

Alexandra teixeira

Maria das Dores


0 comentários:

Postar um comentário