Conscientizar para mudar!

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Faça a Diferença!

Sala de recursos multifuncionais do CERSA!









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Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência



O governo federal lançou no dia 17 de novembro o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver Sem Limite, que reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Com o Viver Sem Limite, o governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.


“Estamos aqui para celebrar a coragem de viver sem limites. É incrível a força que há nas pessoas para vencer desafios e superar limites”, disse a presidenta quando retomou o discurso interrompido pela emoção.

Dilma Rousseff chorou no início da cerimônia realizada no Palácio do Planalto para lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao comentar as presenças das filhas do deputado Romário e do senador Lindbergh Faria.

No discurso, a presidenta ressaltou a importância da autonomia na vida das pessoas com deficiências. E defendeu que todos os brasileiros tenham condições de desenvolver todas as suas potencialidades.

“São brasileiros que podem realizar plenamente seus sonhos individuais, mas podem e devem ajudar a concretizar o nosso sonho coletivo”, afirmou.

Segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o Viver Sem Limite articula e organiza ações já desenvolvidas no âmbito do governo federal, que foram aprimoradas e fortalecidas para eliminar barreiras e permitir o acesso da população com deficiência a bens e serviços.

“É o reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro, uma responsabilidade irrenunciável”, disse a ministra.

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento Ferreira, explicou que o Viver Sem Limite tem metas para serem alcançadas até 2014, com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto, por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Educação -- Na área da Educação, por exemplo, o plano prevê a ampliação do acesso dos alunos com deficiência à escola, saltando de 229.017 para 378 mil o número de crianças e adolescentes nas salas de aula. Outra medida é adequar as escolas públicas e as instituições federais de ensino superior às condições de acessibilidade.

O Viver Sem Limite determina ainda a implantação de novas salas de aula com recursos multifuncionais e a atualização das salas já existentes, e a oferta de até 150 mil vagas para pessoas com deficiência nos cursos federais de formação profissional e tecnológica.

Saúde – No chamado eixo Saúde, está prevista a ampliação e qualificação da triagem neonatal com a inclusão de dois novos exames no teste do pezinho, além da implantação completa do exame em todos os estados até 2014. O plano também estabelece a implantação de 45 centros de referência em reabilitação, garantindo atendimento das quatro modalidades: intelectual, física, visual e auditiva.

Outra medida refere-se ao atendimento odontológico, com um aumento em 20% no financiamento do SUS para 420 centros de especialidades odontológica. O governo também pretende formar 660 novos profissionais de saúde em órteses e próteses até 2014 para atuar nas oficinas ortopédicas que serão criadas. A expectativa é aumentar em 20% o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Inclusão social – O trabalhador que perder o emprego voltará a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A garantia está no Viver Sem Limite, que também permite que a renda da aprendizagem seja acumulada com a do BPC. Outra ação prevê a busca ativa e o encaminhamento ao mercado de trabalho de 50 mil beneficiários.

Acessibilidade – O eixo Acessibilidade prevê a construção e 1,2 milhão de moradias adaptáveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida 2. As obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo 2014 e do PAC 2 também serão adaptadas aos portadores de deficiências.

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Conscientizar para mudar!


Dia: 25 /11/2011 – Exposição de trabalhos.

Horário:

Turno I – 9:00 às 12:00h

Turno II – 14:00 às 17:00h

Turno III – 19:00 às 21:30h

Dia: 26/11/2011 - Exposição de trabalhos e FEIJOADA.

Horário:

Turno I – 9:00 às 12:00h

Local: CERSA

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QUAL É A COR DA TUA CONSCIÊNCIA?



QUAL É A COR DA TUA CONSCIÊNCIA?

No Brasil, as cores são muitas.

Depende da época;

depende do ponto de vista.



No começo da história que consideramos nossa,

a consciência era dourada e vermelha.

Dourada do ouro cobiçado da terra;

vermelha do pau-brasil levado,

da pele dos índios amordaçados.



Depois, a consciência perdeu a vergonha,

nem mais enrubescia vendo os navios negreiros,

ouvindo o açoite, cheirando o sangue.



Mas a consciência tentou se limpar

e veio o reconhecimento das lutas,

dos gritos!



Porém sua cor continuou cinza,

manchada de lágrimas que custam a secar;

sua voz continuou rouca,

engasgada de medos que custam a passar;

e seu passo continuou lento,

dolorido das feridas que custam a cicatrizar.

Mas o passo é firme e forte.

Não se abala fácil]



E a voz é rija e bela.

Não se cala fácil]



E sua cor é NEGRA.

Forte, rija, bela, corajosa

E sua voz se ouve feito canto,

que atravessa a noite,

e se nutre de sol.

MENDONÇA, Silvia - Poetas e Escritores do Amor e da Paz



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Governo do Estado seleciona professores e pessoal de apoio administrativo

O Governo de Goiás realiza Processo Simplificado para selecionar professores e pessoal de apoio administrativo que atuarão em escolas da rede pública estadual. Os profissionais que, após o processo de seleção, forem convocados, substituirão aqueles que terão contratos encerrados no fim deste ano letivo. Importante ressaltar que a seleção de um candidato não significa que ele será automaticamente convocado – isto ocorrerá à medida que houver demanda.




Atenção: os pretensos candidatos que nos últimos dois anos cumpriram período igual a 12 meses de contrato por tempo determinado em qualquer órgão do Estado de Goiás ficam automaticamente excluídos desta seleção. Por força de lei, o governo tem que realizar outro processo seletivo para substituir os contratos vencidos. Os que forem convocados, vale destacar, também poderão trabalhar por até um ano.



As inscrições – gratuitas – poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (14), exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento: www.segplan.go.gov.br; ou no da Secretaria de Estado da Educação: www.seduc.go.gov.br. Antes de se inscrever, é importante que o candidato leia atentamente o Edital nº 003/2011 e seus anexos, que também estarão disponíveis nestes sites.



A Secretaria de Estado da Educação vem trabalhando sistematicamente, desde o início desta gestão, na otimização dos recursos públicos. Exemplo concreto é a redução de contratos temporários: levantamento oficial mostra que este número caiu de 9,9 mil professores, em novembro do ano passado, para 4,7 mil em outubro deste ano. Ou seja, uma redução de mais de 5 mil. Este trabalho tem sido possível por conta do amplo processo de modulação de professores que houve na rede estadual e do retorno de muitos destes profissionais para a sala de aula, que também estão sendo incentivados e valorizados com o programa Reconhecer.



Os cargos – Nesse processo simplificado, deverão ser selecionados até 7.804 professores e até 4.590 pessoas para apoio administrativo. Os cargos para professores são: Professor Assistente de Nível I, Professor Assistente de Nível II e Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado. Os de Apoio Administrativo são: Auxiliar de Secretaria, Digitador, Auxiliar de Serviços Gerais, Higienização, Merendeira, Vigia e Motorista.



Para os candidatos ao cargo de Professor Assistente de nível I será exigido o ensino médio completo, com certificado reconhecido na forma legal. O salário para esse nível, com carga de 40 horas, será de R$ 961,04. Já os candidatos ao cargo de Professor Assistente nível II terão que comprovar licenciatura ou outra graduação correspondente às áreas de conhecimento específicas do currículo, com formação pedagógica nos termos da legislação vigente. O salário para este nível, considerando 40 horas de trabalho semanal, é de R$ 1.137,77.



Os candidatos ao cargo de Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado terão que ter, além da formação acadêmica exigida para o professor assistente, proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conhecer o sistema Braille – leitura e escrita fluente. Eles darão apoio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais dentro da rede estadual.



Para os cargos de apoio administrativo, os candidatos a Auxiliar de Secretaria e Digitador terão que ter ensino médio completo e conhecimento básico de Word e Excel. Para os demais cargos, é exigida apenas a primeira fase completa do ensino fundamental; para o motorista, também a carteira de habilitação, categoria B. Todos terão carga horária de 40 horas e vencimentos de um salário mínimo.



As inscrições – No ato da inscrição, o candidato deverá marcar sua opção de cargo, de disciplina, de subsecretaria e município em que deseja atuar. Depois de efetivar a inscrição, não será mais possível alterar essas informações. A confirmação de inscrição deverá ser impressa e guardada pelo candidato. Se convocado, o candidato selecionado terá que se apresentar em até dois dias, sob risco de ir para o fim da lista.



Os portadores de deficiência terão 5% do total das vagas e, ao se inscreverem, terão que preencher formulário específico e apresentar laudo médico detalhando o tipo e o grau da deficiência. Eles poderão ser contratados desde que suas limitações não sejam incompatíveis com as atribuições dos cargos para os quais se candidatarem.



Participe deste processo!



Leia atentamente o edital e inscreva-se!

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Provas do Saego serão realizadas no dia 23 de novembro.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Orientação Pedagógica, transferiu para o dia 23 de novembro a realização da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Goiás (SAEGO). O resultado desta avaliação, além de outras variáveis -, irá definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Goiás (Idego), instituído recentemente pela Secretaria da Educação no contexto da reforma educacional no estado.

A mudança se justifica pela proximidade de datas de duas importantes avaliações nacionais: o Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado neste fim de semana e que em Goiás terá a participação de mais de 152 mil estudantes; e a Prova Brasil, prevista para o período de 7 a 18 de novembro.

Em função dessas avaliações e também do fechamento do semestre letivo, em que se concentram as provas internas das escolas, os estudantes redobram os esforços para obterem os melhores resultados. É por isso que os dias letivos, cumpridos integralmente em todas as unidades escolares, são tão relevantes para os alunos que precisam ainda mais da orientação e do apoio dos professores nessa reta final.

De acordo com o chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica da Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, é importante que, nesse momento os alunos da rede pública estadual mantenham a assiduidade às aulas e estejam tranqüilos para se concentrarem no Enem e na Prova Brasil. “Depois, quando já tiverem feito as avaliações nacionais, então, aplicaremos a avaliação do Saego”, completa Raph.

O Saego irá avaliar todos os estudantes do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, além dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os do 2º ano farão prova apenas de Língua Portuguesa. Os demais, de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão no horário de aula, na própria escola.

Esta será a primeira avaliação para a composição do Idego, que será anual e auxiliará as escolas no planejamento pedagógico do ano seguinte, além de possibilitar ao estado definir as políticas para melhorar o ensino e o aprendizado na rede pública estadual.

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Proclamação da República



Proclamação da República



No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.


Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.



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12 de novembro Dia do Diretor Escolar


Eles são milhares e se somam a grande parte de educadores que tem em sua empreitada diária, o cuidado com a escola, crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é quase um sacerdócio, tendo em vista que em sua responsabilidade está à educação de muitos brasileiros e brasileiras. Eles são pais e mães diante das dificuldades, são conciliadores diante de conflitos e ainda tem como sua principal função, a direção de uma escola, eles são os diretores escolares.

No dia em que se comemora o dia deste grande colaborador da educação, 12 de novembro, o CERSA agradece o empenho e a dedicação desta profissional que com capacidade, sabedoria e honestidade contribui para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.

Que neste seu dia Deus possa lhe conceder luz e
sabedoria para enfrentar os desafios de sua função.

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O aprendizado do Sistema Braille no CERSA.

No contato diário com alunos cegos percebe-se que a relação grafema (e aqui me refiro ao nome da letra)/fonema se da antes de saberem ler e escrever em Braile, aprendem o nome das letras e o som das letras através da discriminação auditiva e passam a dizer com que letras se escreve determinada palavra e se soletra as letras da palavra em estudo.

O aprendizado do Sistema Braille requer memorização, concentração e abstração por parte da criança e o AEE no CERSA juntamente com o valoroso trabalho da professora Eliana, vem facilitar suas vidas e possibilitar um contato mais prazeroso com o mundo da escrita e da leitura. Através de atividades diversas a criança passa a interagir com a leitura e a escrita, e o próprio uso do Sistema Braille de forma divertida.


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