Visita ao Projeto Conviver





Coordenados pela professora Alessandra e Cecília os alunos (2º Per. G e H) do CERSA visitaram o Projeto Conviver.


O Projeto Conviver tem característica fundamental em desenvolver e planejar ações de atenção ao idoso, de forma a elevar a qualidade de vida, promover a participação e cidadania.

Fomos recepcionados pelo coordenador Jakson que apresentou as instalações e as atividades desenvolvidas no Projeto. Os idosos mostraram com muita alegria o artesanato e as suas atividades feitas em sala de aula e narraram à importância do Projeto Conviver em contribuir para elevar o bem estar e a qualidade de vida do idoso.
Os alunos apreciaram todos os trabalhos e partilharam da oportunidade de conhecer e valorizar o Projeto Conviver.

Read More......

O CERSA comemora o Dia do Folclore.

O CERSA irá se transformar no território livre do folclore popular.


OFICINA DO FOLCLORE
Folclore & Lendas Brasileiras
CERSA
DIA 28/08/10
HORÁRIO: 19:00 h

Read More......

VEM AÍ GAROTO E GAROTA CERSA

Garoto e garota CERSA versão BFM (Balada Fashion Music)

      Atenção vem aí a Balada Fashion Music!

Você não pode perder uma balada que ficará na história. Com a escolha do garoto e garota CERSA 2010 com sonorização automotiva e com os maiores DJs de Goiás: DJ Carlin Jr e DJ Valdison.

Local: Salão Cívico de Rubiataba
Dia: 20/08/10. A partir das 21:00

Não fique fora dessa ...

Organização: Equipe gestora e Grêmio Estudantil

Read More......

ENSINO MÉDIO INOVADOR

Seduc realiza seminário sobre Ensino Médio


         A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, de 16 a 19 próximo, o seminário "Ensino Médio: Diversidade e Juventudes", dirigido a gestores e coordenadores do Ensino Médio das escolas de Ensino Médio Inovador e das unidades escolares que estão Ressignificando o Ensino Médio. Cerca de 500 profissionais e estudantes participam do evento, que será aberto na noite de segunda-feira, no auditório do Golden Dolphin, em Caldas Novas, com a presença da secretária da Educação, Milca Severino.
        Representando o CERSA estão os professores: Jesus Rodriguês da Luz, Cleunice Alves de Paula Lopes e Mirna Beatriz.

Read More......

PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA ABERTA DO CERSA

Escola Aberta ( 14/08/10 )

Manhã: Gincana Maluca
Tarde: Lazer e esporte

NÃO PERCAM!!!

Local: CERSA

Read More......

DIA DO ESTUDANTE

História do Dia do Estudante.
Como nasceu o dia do Estudante.

      No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
      Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
      Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES!!!!!


Read More......

O CERSA fazendo a diferença

Enem 2009
Município: Rubiataba
Rede de Ensino: Pública
UF: GO
Localização: Urbana
Dep. Administrativa: Estadual
Escola: COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO SANTANA AMARAL
Participantes: Prova Objetiva - 98
Média em Linguagens, Códigos - 477,25
Média em Matemática - 482,04
Média em Ciências Humanas - 486,83
Média em Ciências da Natureza - 480,63
Média nas Objetivas - 481,69
Participantes Redação - 97
Média Redação - 628,09
Média Total (Redação + Objetivas) - 554,52
http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscola/

Read More......

Homenagem ao Dia dos Pais

     Aconteceu no dia 07/08/10, no Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral, uma homenagem ao Dia dos Pais. Contamos com a participação dos funcionários, professores, equipe gestora, pais e alunos.
     Esse evento teve como principal objetivo proporcionar um momento de interação em que todos se divertiram e participaram ativamente da festa. Os pais, alunos e funcionários se divertiram com jogos de baralho, sorteio de brindes e sorteio do bingo de uma bonita e “útil” churrasqueira.
     Uma deliciosa galinhada foi servida para finalizar esse momento tão especial.

 

Read More......

Homenagem ao Dia dos Pais

Read More......

Dia dos pais no CERSA


Querido pai venha participar de uma homenagem que queremos lhe prestar que
 se realizará no dia 07/08/10 às 16h00min aqui no CERSA.
Teremos as seguintes atividades:
Futsal: Pai e Filho
Jogos: truco, canastra, dominó, etc.
Sorteio de brindes e um jantar especial.
Sua presença é indispensável.

Read More......

Dia dos Pais





Ser pai é ser ...

                                                           Marcos Leandro

 
Ser pai é ser criança,
aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas
Pois só assim é que se cresce


Ser pai é ser filho,
seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais
Pois eles só querem o nosso bem


Ser pai é ser irmão,
sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos
Pois desta maneira se treina para paternidade

Ser pai é ser amigo,
compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai
Pois eles retribuirão com gratidão


Ser pai é ser avô,
observando e encaminhado os filhos a serem bons pais
Pois eles conseguirão a maturidade

Ser pai é ser mestre,
espalhando a sabedoria e seus conhecimentos
Pois é assim que se constrói um mundo melhor
Ser pai é ser pai,
orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho
Pois só assim se obtém a felicidade

Ser pai é ser como Cristo,
educando e praticando seus ensinamentos
Pois é assim que se conquista a benção de Deus.

Read More......

Aula no LIE - Feudalismo

A professora de História  Alessandra Ferreira Salgado Novais ministrou sua aula no LIE, utilizando o data show para expor o conteúdo - FEUDALISMO







Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como consequência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano logo após o fim do Império Romano.

O feudalismo tem início com as invasões germânicas (bárbaras), no século , sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são:
poder descentralizado;
economia baseada na agricultura de subsistência;
trabalho servil (servos).

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servis. Predominou na Europa durante a Idade Média

A sociedade feudal era composta por três estamentos (três grupos sociais com status fixo):
Nobres (guerreiros);
O Clero (religiosos);
Os servos (mão de obra).

Os senhores feudais eram nobres que possuíam o poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros.

O que determinava o status social era o nascimento. Havia também a relação de Vassalagem entre os Nobres , onde um nobre (suserano) doa um feudo para um outro nobre (vassalo). Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoção, de mobilidade

Os Vassalos oferecem ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.

Os servos da gleba constituíam a maior parte da população camponesa, eles eram presos à terra e sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar.

Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem direito à moradia nas terras de seus senhores, assim como entre nobres e reis, juravam-lhe fidelidade e trabalho.

  Devido ao caráter expropriador do sistema feudal, o servo não se sentia estimulado a aumentar a produção com inovações tecnológicas, uma vez que tudo que produzia de excedente era tomado pelo senhor. Por isso, o desenvolvimento técnico foi pequeno, limitando aumentos de produtividade. A principal técnica adaptada foi a de rotação trienal de culturas, que evitava o esgotamento do solo, mantendo a fertilidade da terra.
 




A queda do sistema feudal aconteceu através da falta de alimentos pelo aumento populacional e baixa produtividade agrária, contribuindo assim para o declínio do sistema feudal.





Objetivos:
• Identificar as classes formadoras da sociedade feudal.
• Caracterizar as condições de vida na sociedade feudal e identificar situações próximas nos dias atuais.
• Analisar e compreender a servidão, no mundo feudal, estabelecendo sua relação com a posse da terra.
• Analisar a importância da Igreja no período medieval.

Read More......

Implantação da Sala de Recursos

    O CERSA está comemorando uma conquista inovadora e nobre ao mesmo tempo, a chegada dos materiais para a Sala de Recursos. A sala de recursos é uma sala especial, equipada com materiais e recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem do aluno. São espaços preparados para garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, contendo computadores com programas de leitura para deficientes visuais, impressoras em Braille, livros com fontes maiores e outros equipamentos.
    O objetivo é o atendimento individualizado ao educando portador de deficiência que frequenta a classe regular, permitindo a recuperação paralela de noções ainda não dominadas e o desenvolvimento de trabalho específico de acordo com as necessidades especiais de cada aluno, facilitando assim, uma melhor participação e integração.
    Desejamos que, através do trabalho desenvolvido na Sala de Recursos, o aluno encontre o gosto pelo saber e se torne sujeito ativo de sua própria aprendizagem. Que, através das experiências vivenciadas e pela mediação desses recursos, desenvolva mais sua autonomia e aprimore seus relacionamentos com as pessoas e com sua comunidade.

Read More......

Ressignificação - 2º período 2010

Escolha e se matricule na disciplina que você deseja.
Procure a coordenação do seu turno.
Disciplinas Opcionais para o 2º Período:

Artes Visuais – pintura
Educação para o Trânsito
Educação Ambiental
Futsal
Handebol
Basquetebol
Informática Básica
Voleibol
Libras
Valores Humanos
Gastronomia
Xadrez
Educação Sexual

Read More......

VOLTA ÀS AULAS

Começa o segundo semestre no CERSA

Na manhã desta segunda-feira, 02/08/10 os alunos do CERSA voltaram as suas atividades normais, depois de um mês de férias.

Sejam todos bem vindos e bom semestre.

Read More......

Datas Importantes de Agosto 2010

01 • Dia Nacional do Selo
05 • Dia Nacional da Saúde
08 • Dia do Pároco
08 . Dia dos Pais
11 • Dia do Advogado
11 • Dia do Estudante
11 • Dia do Garçom
12 • Dia Nacional da Artes
12 . Dia dos Pais
13 • Dia do Economista
15 • Ascensão de Nossa Senhora
15 • Dia da Informática
15 • Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 • Dia do Artista de Teatro
19 • Dia Mundial da Fotografia
22 • Dia do Folclore
23 • Dia da Injustiça
24 • Dia da Infância
24 • Dia de São Bartolomeu
25 • Dia do Feirante
25 • Dia do Soldado
27 • Dia do Psicólogo
28 • Dia dos Bancários
29 • Dia Nacional do Combate do Fumo
31 • Dia da Nutricionista

Read More......