29 DE MAIO - DIA DO GEÓGRAFO

                                           
Professoras Cleunice e Cecília - geógrafas do CERSA


 O geógrafo está aí para pensar
 O trabalho, a natureza, a fome,
      A cultura, a sociedade e o homem
 Na busca do mundo melhorar. 


Read More......

Encontro com a autora Joelza Ester Domingues do Livro Didático: "História em Documento."

           Aconteceu no dia 26/05//2010, a visita da autora do livro didático de História “História em Documento”, Joelza Ester Domingues, em nossa cidade. O encontro foi sediado no Sindicato dos Trabalhadores e contou com a participação dos funcionários da SRER e de todos os professores de História da regional. Joelza Ester Domingues é graduada em História pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC e bacharel em História pela FFLCH – USP, autora de livros didáticos pelas editoras FTD e SM. Colabora com as revistas Superinteressante e Grandes Temas da História.
      A  professora apresentou e fez a divulgação da coleção História em Documento que é composta por 4 volumes destinados aos 6º, 7º,8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma análise sobre a importância do professor em trabalhar a diversidade dos documentos existentes no livro e também em outras fontes, os mitos, lendas, contos, mapas, músicas como ferramentas que visem estimular a imaginação dos alunos cultivando a criatividade e o desejo de aprender.
      Todos os professores apreciaram e puderam desfrutar da oportunidade de conhecer a autora do livro didático, que demonstrou conhecedora da realidade em que vivemos diariamente em sala de aula e do papel do professor na construção de uma educação democrática.


Professores do CERSA reunidos com a professora Joelza.
Momento de interação e troca de experiências com a autora Joelza.

Equipe da SRE  apoia o evento.

Momento de autógrafos do Livro "História em Documento".

Professores de História do CERSA Alessandra, Telma e Leomar com a autora Joelza.







Read More......

Eleição para Grêmio Estudantil agita o CERSA

Eleição para Grêmio Estudantil agita o CERSA


Duas chapas estão na disputa dos votos dos estudantes.

       O Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral de Rubiataba está em pleno clima eleitoral. Não, ele não está fazendo campanha para nenhum candidato a vereador ou prefeito. Na verdade a eleição no CERSA é para o Grêmio Estudantil.

       Duas chapas estão inscritas para disputar a eleição do grêmio estudantil que acontece no dia 28 de maio. Os alunos-candidatos estão animados com a eleição. Na eleição para o Grêmio Estudantil não falta nada que uma campanha eleitoral comum não tenha.Eles fazem a campanha distribuem panfletos, pregam cartazes, conversam com os alunos, tudo com o objetivo de conquistar o voto do eleitor, neste caso, mais de 900 alunos do colégio.
       A professora Cecília e a vice-diretora Edina, são as coordenadoras da eleição do Grêmio, elas atuam montando as regras da eleição e fiscalizando todo o processo eleitoral. Segundo as coordenadoras, a eleição é uma maneira de incentivar os alunos a se interessarem por questões ligadas à política.
      A participação dos alunos no Grêmio Estudantil é fundamental para a formação do exercício da cidadania e dá condições para experiências riquíssimas e inesquecíveis propiciando oportunidade de viver o coletivo, a responsabilidade, a vida pública, e o mais importante a chance de compreender a sua força e seu papel na escola como estudante.

As chapas participantes:

Chapa “A”
Presidente: Carlos Henrique Branquinho Melo
Vice-presidenta: Patrícia Carolline dos Santos Chagas

Chapa “Desbravadores”
Presidenta: Fernanda Carolina Santana Martins
Vice-presidenta: Juliana Dias dos Santos

Read More......

PROJETO DE OLHO NO LIXO - CERSA



ATIVIDADE PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA


Projeto “DE OLHO NO LIXO” – O presente projeto tem como objetivo despertar a consciência crítica dos alunos, funcionários do colégio e demais membros da comunidade sobre a importância de refletir sobre o problema do consumo exagerado, da má utilização de água e de energia elétrica, da produção de lixo, suas formas de armazenamento, de coleta e destino na escola, em suas residências, em seus locais de trabalho, de diversão e em outros ambientes, incentivando também a preservação e o cuidado com o prédio e os bens da escola.
Ação/ maio 2010 - Pintura de carteiras
Alunos Marcos Vinícius e Henrique do 3º"A" participaram do projeto, colaborando com a escola, pintando as carteiras que foram reformadas pela gestão do Colégio.

CERSA - Formando cidadãos conscientes.

                       Projeto "DE OLHO NO LIXO".
                          Responsabilidade Social.
Professor Coordenador: Cleunice Alves de Paula Lopes

                

             


Read More......

Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


        18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal n°. 9970/00, foi marcada por uma grande campanha integrada, mobilizando a participação de diversas instituições de Rubiataba.
        A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória - ES, um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção consiste em mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
         Na parte da manhã o CERSA recebeu a equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que passou de sala em sala conscientizando e convidando todos os alunos para a grande caminhada à tarde. Às 16h30min foi realizada a passeata que contou com a participação de escolas, entidades e instituições que saiu da antiga Praça da Fonte Luminosa percorreu a Avenida Aroeira até a Praça das Palmeiras. Recebemos o apoio da Policia Militar que acompanhou todo o percurso, contamos com a apresentação do grupo de percussão do CSA, panfletagem, palestras, brincadeiras e picolés visando a sensibilização da comunidade rubiatabense contra a violência sexual e pela garantia dos direitos da criança e adolescentes, como pessoas em desenvolvimento.















 




Read More......

VII Concurso de Redação - Goiás na Ponta do Lápis

Goiás na Ponta do Lápis - VII Concurso de Redação.


Increva-se na 7ª edição do maior concurso de redação do Centro-Oeste.
Os estudantes das redes de ensino estadual, municipal e particular estão convidados a mais uma vez participar do Goiás na Ponta do Lápis, que todos os anos promove o debate, estimula a cidadania e revela novos talentos.
Tema: "Novas Tecnologias da Comunicação: aliadas ou não a Educação?"

Participem até dia 15 de Junho de 2010.
Consulte o regulamento:
http://www.tribunadoplanalto.com.br/index.php/component/content/article/9292.html

Read More......

Relatório da Biblioteca do CERSA – Turno II

A “Biblioteca Estadual de Rubiataba”, de forma a dar visibilidade às atividades, está disponibilizando o relatório do Turno II. O objetivo desta iniciativa é dar maior clareza as ações que são desenvolvidas em seu âmbito.


Alunos que se destacaram em Leitura – de 04-02-10 a 14-05-10

Série/turma Aluno - Quantidades de livros lidos

1ºG:
Lucivânia  -  08
Mateus Henrique  -  04
Ludmila  -  04
Daniela  -  04

1ºH:
Juliana Leite  -  05
Gislene Oliveira  -  05

2ºG:
Udimila  -  12
Gislene Bastos  -  12
Jaqueline  -  10

2ºF:
Aléxia  -  02

3ºD:
Tamires   -  02
Mônica Reis   -  02

Relatório geral por turma:

Série/Turma - Quantidades de livros lidos

1ºG  -  46
1ºH  -  25
2ºF  -  46
2ºG  -  46
3ºD  -  25

Fonte: Dinamizadora da Biblioteca no turno II - Edna Viana Macêdo

Read More......

Aula no LIE

Bate-bola sobre a Copa do Mundo
     Em junho, nenhum assunto vai ser mais importante no Brasil do que a Copa do Mundo de futebol. Não é para menos: estamos a caminho do hexa, título jamais alcançado por nenhuma seleção. Na escola, o evento costuma provocar uma alteração quase doentia no comportamento da garotada e de muitos professores - ninguém consegue falar de outra coisa.
    A professora de Educação Física, Tatiane, aproveitando essa empolgação ministrou sua aula do dia 12/05/2010 do 3ºD no LIE, onde os alunos em grupo, buscavam informações na internet  para produzirem um levantamento histórico(questionário) sobre as copas do mundo já realizadas.

Read More......

RUBIATABA PODE TER LEI DA HORA CERTA...


Em apoio a LEI DA HORA CERTA, o CERSA em parceria com o Ministério Público e a FACER promoveu no dia 10 de maio uma sensibilização e orientações sobre a Lei da Hora Certa que tem como característica o regulamento do horário de funcionamento dos bares visando à redução da criminalidade e a violência.



No dia 11 de maio, no período matutino aconteceu uma caminhada e no período vespertino uma carreata que envolveu todas as escolas da cidade até a Praça das Palmeiras em que as autoridades prestaram esclarecimento sobre a Lei da Hora Certa.
Estavam presentes no evento o Promotor de Justiça de Rubiataba, Dr. Cristiano Mota e Silva, o Prefeito José Luiz Fernandes, autoridades religiosas da Igreja Católica, pastores evangélicos, escolas estaduais e municipais, FACER, membros do Ministério Público,conselho tutelar, gestores, professores, alunos e membros da comunidade em prol de uma sociedade pacífica.
Toda a comunidade rubiatabense demonstrou um imenso apóio a iniciativa do poder judiciário que promove a audiência pública no dia 13 de Maio de 2010 no auditório da Câmara Municipal de Rubiataba, que tem como fundamentos o debate e a participação popular.




Read More......

Estudantes de ensino médio do CERSA comparecem à UFG

O evento funcionou como uma vitrine profissional para auxiliar os estudantes na escolha do curso de graduação.
Os alunos puderam assistir palestras e tirar dúvidas a respeito de diversas profissões e prestigiaram a programação do segundo dia do Espaço das profissões no Câmpus Samambaia - Dia 30-04-2010




Read More......

Dia das mães: homenagem à melhor mãe do (meu) mundo

O segundo domingo de maio é o dia mais especial de todos os anos, comemoramos o Dia das Mães, o dia do amor, o dia do carinho, o dia da pessoa mais importante do mundo, nossa mamãe.

O dia das mães do CERSA

Sábado, 8 de maio de 2010
Neste sábado ,dia 08 de maio no pátio da escola a diretora Sirley, vice-diretora Cleusa Dias, professores, funcionários receberam com alegria as mães do colégio CERSA.As mães foram recebidas com presentes,mensagens,apresentações de dança e um delicioso café da manhã.Contamos com a presença de muitas mães que abrilhataram o evento.Vale destacar que o grupo de dança se fez presente com uma apresentação, karaokê, além de outras apresentações realizadas pelos alunos e alunas do colégio.
Durante todo evento a diretora destacou a importância das mães na vida de um filho ,o amor e o respeito que devemos ter para com elas.
Agradecemos à todas as mães que se fizeram presentes e parabenizamos cada uma com carinho,afeto e amor.
Felicidades hoje e sempre!!!

Read More......

DIA DAS MÃES - CONVITE

DIA DAS MÃES

Convidamos as mães de todos os alunos do CERSA, para participarem de um delicioso café da manhã, juntamente com os funcionários do referido educandário em homenagem a esse dia tão especial: Dia das Mães. Data: 08/05/2010 Às 08h00min; Local: Quadra de Esportes Paulo Ferreira Peixoto.
Contamos com a sua presença.

Read More......

1º de Maio - Dia do trabalhador


O ato de trabalhar está presente na vida humana desde tempos primitivos. O homem das cavernas, por exemplo, precisava caçar para poder se alimentar e sobreviver. Assim, um de seus desafios diários era o de encontrar um animal e abatê-lo.
A palavra trabalho pode ter vários significados, mas em todos eles, a atividade, o fazer e a produtividade estão presentes. Estudar, fazer lição de casa, produzir um texto, uma pintura, costurar, cozinhar, construir uma ponte, tudo isso são formas de trabalhar.
A data que comemora o Dia do Trabalho, surgiu de uma situação de conflito entre trabalhadores e patrões. Ela foi escolhida como homenagem a uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, centro industrial dos Estados Unidos. Neste dia, os trabalhadores revoltados com as condições desumanas de trabalho saíram às ruas para fazer suas reivindicações.

Read More......

Dia da Literatura Brasileira

http://www.anossaescola.com/cr/testes/Dinadiniz/Patativadoassare.htm

Read More......

Datas Importantes de Maio/2010

•1º de maio Dia do Trabalhador e da Literatura Brasileira
•3 de maio Dia lembra o direito de se falar e escrever livremente ideias e fatos
•5 de maio Em homenagem a Rondon, este é o dia nacional das comunicações
.9 de maio Dia das Mães
•12 de maio Data de nascimento de Florence Nightingale é o dia do enfermeiro
•13 de maio Data comemora a assinatura da Lei Áurea
.15 de maio Dia Internacional da Família
•17 de maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
•21 de maio Dia da Língua Nacional
•23 de maio Dia da Juventude Constitucionalista
•24 de maio Dia do Vestibulando
•29 de maio Dia do Geógrafo
.31 de maio Dia Mundial de Combate ao Fumo

Read More......