Água é tema mais cobrado na prova do Enem 2009 que vazou veja os assuntos que são tendência.

A água e os recursos hídricos foram o tema mais cobrado na prova de ciências do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 cujo conteúdo vazou. A avaliação devia ter sido aplicada em outubro, mas foi cancelada devido a uma tentativa de fraude.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a nova prova, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro, deve manter o nível de dificuldade semelhante ao da que nem chegou a ser aplicada.

O UOL Educação fez uma contagem dos assuntos das perguntas para verificar as tendências do exame de ciências da natureza e humanas. A preocupação com o meio ambiente, com a saúde e com a cidadania e a cultura permeia boa parte da prova.

Em 15 testes, o uso da água foi central, seja em questões de conhecimentos gerais sobre a distribuição do recurso no planeta, seja em testes sobre aspectos físico-químicos da matéria.

Em segundo lugar, há um empate entre as questões sobre energias - abordando, por exemplo, biocombustíveis -, e as perguntas sobre urbanização e vida nas cidades. Os dois assuntos levaram oito perguntas cada um.

Confira na tabela os dez temas mais recorrentes no Enem e a quantidade de questões que cada um deles tomou. Estes assuntos correspondem a 68% de toda a avaliação - ou seja, com domínio destes tópicos é possível obter boa nota na prova de ciências.

Água e recursos hídricos:15
Energia: 8
Urbanização e vida nas cidades: 8
Nutrição e saúde: 6
Política, poder, lei e cidadania: 5
Problemas ambientais - poluição, lixo, aquecimento global: 5
Cultura e sociedade: 4
Segunda Guerra Mundial: 4
Evolução: 3
Genética e reprodução: 3

Read More......

Edital de convocação de toda comunidade escolar do Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

EDITAL


Estado de Goiás
Secretaria da Educação

Edital nº 0001/2009


Edital de convocação de toda comunidade escolar do Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral.




A PRESIDENTE DO CONSELHO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO SANTANA AMARAL, nos termos da Lei Estadual nº 14.306, de 12 de novembro de 2002, da resolução CEE/CP nº 003/27, convoca toda comunidade escolar do Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral, por meio deste edital, para que no dia 10 de dezembro de 2009, a partir das 7h e 30min, até às 21h, realize as eleições para presidência do Conselho Escolar desta instituição de ensino. Esta unidade escolar deverá no dia e hora descritos, receber a comunidade para o pleito eleitoral. O registro das chapas deverá ser solicitado na secretaria da unidade escolar no período entre 26 de novembro a 05 de dezembro de 2009, em horário regular de funcionamento da escola.
Rubiataba, 20 de novembro de 2009

SÕNIA MARIA DE OLIVEIRA FROTA
Presidente do Conselho Escolar

CARGOS PARA O CONSELHO ESCOLAR

PRESIDENTE
VICE-PRESIDENTE
1º SECRETÁRIO
2º SECRETÁRIO
COMISSÃO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA (02 PESSOAS)
CONSELHO FISCAL (1º FISCAL, 2º FISCAL E 3º FISCAL)
CONSELHEIROS SUPLENTES

Read More......


Curso Tecnologias na Educação

Ensinando e aprendendo com as TIC


Professor cursista: Cleusa Maria Dias


Doenças Sexualmente Transmissíveis
DST


Texto: Eliana Fonseca da Costa
Iraci Borges

Introdução
DST são doenças de causas múltiplas, que têm em comum a transmissão sexual.
Incluem as doenças venéreas clássicas (sifílis, gonorréia, linfogranuloma venéreo, cancro mole) e um número crescente de síndromes e quadros clínicos.
Têm alto risco de disseminação e podem causar danos graves à saúde, tais como distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade a quadros infecciosos dramáticos, lesões fetais, câncer.
A incidência das DST tem aumentado, e isto torna mais importante ainda lembrar que a presença de uma DST, ulcerativa (que produz ferida) ou não, favorece a transmissão da AIDS.

Classificação
Após a 2ª guerra houve grande aumento na incidência das DST clássicas e surgiram outras doenças com uma característica em comum: a transmissão sexual. Entretanto, como nem todas eram transmitidas apenas por contato sexual, em 1982, estabeleceu-se a seguinte classificação:
· Doenças essencialmente transmitidas por contágio sexual:
Sífilis ou Lues
Gonorréia ou uretrite gonocócica (blenorragia)
Cancro mole
Linfogranuloma venéreo
Doenças freqüentemente transmitidas por contágio sexual:
Donovanose
Clamidíase
Herpes Genital
Condiloma acuminado
Hepatite B
Hepatite A
Fitiríase (pediculose pubiana ou, “chato”)
Candidíase

· Doenças eventualmente transmitidas por contágio sexual:
Molusco contagioso
Pediculose e Escabiose
Shigelose e Amebíase


Causas
As DST podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários ou mesmo, parasitas.
Os vírus são responsáveis por DST como: condiloma, herpes genital, hepatite A e B, infecção pelo HTLV1 e HIV. As bactérias causam a gonorréia, clamidíase, cancro mole e sífilis. Outras doenças, como escabiose, tricomoníase e infestação por piolho púbico são causadas por protozoário parasitas.

Formas de Transmissão
As DST são transmitidas por relações sexuais anais, vaginais e orais sem uso de preservativo, ou seja, as chamadas relações desprotegidas. Sua transmissão é possível desde o momento da infecção e, conforme o caso, até depois que nenhum sintoma/sinal seja percebido. Isso é mais uma razão para que o preservativo esteja sempre presente em nossas atividades sexuais.


Sinais e Sintomas
Sinais de alerta à presença de DST são:
· secreções purulentas no pênis, ânus ou vagina;
· sensação de ardência ou dor ao urinar;
· bolhas, verrugas ou ulcerações nos genitais;
· dor na região pélvica ou abdominal;
· dor durante a relação sexual;
· presença de lesões bolhosas ou ulceradas na mucosa oral;
· presença de adenopatia regional (gânglio linfático enfartado ou linfonodo aumentado, normalmente na região da virilha).
Ao notar qualquer destes sinais/sintomas, o melhor é suspender as atividades sexuais e procurar um serviço médico.
A cadeia de transmissão só se interrompe quando o portador da doença é tratado e passa a usar preservativos em todas as relações sexuais.
Nas mulheres, cerca de 80% dos casos de DST têm curso assintomático, daí elas só perceberem a doença em estágios avançados. Isso é importante razão para as avaliações ginecológicas de rotina e o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Read More......

CERSA relizou Garoto e Garota 2009.



O Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral realizou o concurso Garoto e Garota CERSA 2009 na sexta-feira (06/11), no qual compareceram os alunos, pais, e a comunidade rubiatabense. Em jogo a beleza, simpatia, além de desenvoltura e charme, analisados em um desfile realizado em uma passarela, especialmente montada para o evento. Rapazes e moças, alunos do colégio, disputaram o posto e foram analisados por um júri composto por pessoas da sociedade rubiatabense. Ao final do desfile, o corpo de jurados, chegou a o resultado, onde premiou os três melhores candidatos votados pelo júri. Confira a relação dos três melhores colocados no Concurso Garoto e Garota CERSA 2009:

Garoto CERSA 2009

1º LUGAR – YAGO BRUNO (3º A)
2º LUGAR – ANDERSON RIBEIRO (2º G)
3º LUGAR – RODRIGO MADUREIRA (2º B)

Garota CERSA 2009

1º LUGAR – JÚLIA GRACILIANY (1º I)
2º LUGAR – RAQUEL MADUREIRA (1º B)
3º LUGAR - AIARA DATIANE (3º G)

A direção do CERSA agradece a todas as pessoas que direta ou indiretamente cooperaram para a realização deste evento.

A escola agradece também a todos os patrocinadores que contribuíram com os prêmios e brindes e a comunidade escolar que compareceu em massa para abrilhantar ainda mais o evento.

Read More......

Conheça alguns textos dos alunos do 2º "A" sobre a PAZ!

A Paz em nosso cotidiano

A paz em nosso cotidiano é fundamental para uma boa convivência familiar, religiosa, enfim na sociedade.
Existe vários tipos de paz : paz social,
que é a convivência no dia-a-dia com as pessoas ao seu redor ; Paz do terror pessoas que vivenciaram tragédias em seu dia a dia.
A paz e fundamental para termos uma boa convivência

Alunos(a): Núbia,Paula,Pedro e Vanusa
Serie: 2ºA
Prof: Helena
......................................................................................................................................
Paz no Mundo

No mundo de hoje onde valores não tem sido valorizados.Estamos sujeitos a viver de qualquer forma não vendo coisas boas que a vida tem a nos oferecer.Deixando de lado historias de uma vida inteira.
Queremos paz mas não queremos faze- lá, queremos justiça mas não queremos faze- lá,queremos que os outros façam a parte que é de nós mesmos fazer.
Não adianta querermos que o mundo tenha paz se não a fazemos. Não precisamos nos chatear com intrigas e implicâncias que o mundo tem a nos oferecer.
A única coisa que realmente merece a nossa preocupação em relação à paz, é que devemos amar uns aos outros independentemente do que eles fazem ou não, pois afinal são todos filhos de Deus e automaticamente nossos irmãos.
No dia em que cumprirmos essa difícil e árdoa tarefa não precisaremos nos preocuparmos com mais nada, pois nossa parte estará sendo feita, e quem sabe o mundo pode se tornar um mundo melhor e mais cheio de paz.
E nesse dia o que nos restará é ter esperança de que nossos sonhos poderão se realizar.

Nomes: Alan, Milena e Nádia
Série: 2 “A”
.......................................................................................................................................
Paz

Vivemos em um mundo em que os valores materialistas e de poder vem destruindo a única chance, talvez, de salvar a nossa sociedade de pobreza, da fome, da violência, do desemprego, das guerras e de toda e qualquer meio de destruir e acabar com a alegria de alguém.
Essa chance se chama paz e vem sendo esquecida pela maioria da população de todo o mundo. A paz deve ser valorizado e prezado por todos nós, pois sem elas o nosso futuro esteja perdido.
Mas devemos lutar pela paz desde hoje e para sempre. Como fazer isso? É fácil, sociedade, sem mesmo nem sentir. Ajude o seu próximo sem olhar com preconceito á ele, não haja com violência com ninguém, nem violência verbal ou física, porque com a violência não há paz, devemos acabar com a violência e fazer com que ela não se faça presente em nossas vidas.
Devemos pregar a paz em qualquer lugar, em casa, nas escolas, nas ruas, no nosso trabalho, não é lugar que importa, são as nossas palavras que são importantes porque devemos primeiro tocar o coração das pessoas para que depois elas tenham a escolha de decidir o que é melhor para si. Tomara que haja tempo de termos essa escolha, pois a decisão está em nossa mãos, a paz é a nossa única esperança de um mundo melhor.
Nomes: Ana Flávia, Andressa e Henrique
Série: 2 “A”
..........................................................................................................................................................................
Paz

A Paz é um instrumento muito importante para vivermos bem com nossos irmãos.
Ela transmite a harmonia, e muito amor, não só o amor entre o homem e a mulher, mas também entre a família, os amigos.
O inverso da paz é a violência por isso devemos evitá-la e assim automaticamente viveremos em paz.
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.
A paz é muito importante para vivermos bem com as pessoas, sem violência,ficarmos bem com nos mesmos.
Nomes: Diego, Fernando e Lucas
Série: 2ºA
.......................................................................................................................................

Paz


A paz é um fator muito importante, pois ela leva a sociedade a ser mais democrática e interligada umas com as outras. Ela é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação.
A paz em nossos corações traz uma vida mais sadia e segura.
Quem tem paz tem harmonia. A paz tem que estar presente em tudo e em todos para termos uma sociedade mais tranqüila.
A paz é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar. A violência começa na mente de cada pessoa e é aí que também deve nascer a paz. Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não-violenta para reverter as situações de guerra e violência. Não devemos fugir dos conflitos e sim transformá-los, pois a construção da paz exige uma postura ativa e transformadora.
A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais, baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam serconvertidas em ações éticas inclusivas para que dêem frutos. A prática constante da paz, do diálogo e da resolução coletiva de problemas desenvolve o espírito comunitário e solidário no cidadão; este, por sua vez, tem a missão de propagar a semente da Paz.
Esta é uma ave que representa literalmente a paz, um pombo branco..

Nomes: Felipe, Patrick e Rodrigo

Série: 2º A

.......................................................................................................................................

Paz

Geralmente a palavra paz e definida como um estado de calma ou tranqüilidade, uma ausência de perturbação ou agitação. Vivemos em um mundo em que todos clamam por paz, de que adianta movimentos em nome da paz, se nem ao menos conseguimos nos relacionar com nossos pais, maridos, mulheres, filhos, amigos.
A paz vem sendo esquecida pela maioria da população de todo o mundo. A paz deve ser valorizada e prezada por todos nós, pois sem ela o nosso futuro estará perdido.
Convêm ao homem serenidade e humildade!
A luta pela paz e infinitamente mais difícil do que qualquer operação militar.
Nossa paz deve ser uma paz de vitoriosos não de derrotados!

Nomes: Larissa e Daiane
Série: 2ºA
.......................................................................................................................................
Como viver a paz em nosso cotidiano?

Evitando brigas, guerras, discursões, sendo uma pessoa mais paciente, compreensiva com o próximo.
Pra ter PAZ é preciso a gente se harmonizar com o movimento da natureza. É deixar a vida fluir. É ter gosto no prazer do amor, é ter gosto no que faz, é ter gosto na vida. Sem paz, a cabeça não pensa direito, acaba com a saúde mental, emocional, física, social, que é a saúde familiar e do ambiente. Paz é uma grande necessidade da gente.
Você precisa estar em paz consigo mesmo, com a sua própria consciência. Viva em harmonia, tenha educação, trate os outros como gostaria de ser tratado. Tenha bom coração, não maltrate pessoas, nem animais. Não estrague a natureza, não polua o ar e a água. Tenha sempre pensamentos positivos, faça sempre o melhor que puder, cuide do seu corpo e da sua mente...
Quando todos tomarem consciência de que ninguém é melhor que ninguém e que ninguém manda em ninguém, quando a violência acabar, deixarem de cobiçar o que é do outro, sendo honestos, não tendo mais discriminação e preconceito racial e sermos justos. Isso é o que todos dizem mais ninguém põem em pratica.
Nenhum livro sagrado de nenhuma religião, nenhum tratado filosófico, nenhuma dissertação de psicologia funcionou até agora. Talvez num futuro próximo algum gênio descubra uma maneira melhor de desenvolver a sociedade de paz.
Uma coisa não tem a ver com a outra. Muitos cristãos e protestantes são apenas de fachada, fazendo um pecado atrás do outro. Na verdade, a sociedade não tem por onde evoluir. Não temos base ética para tal.
Nomes: Angélica e Ludimila
Série: 2ºA
Professora: Helena Araújo
Auxílio: Telma Vieira e Rosalva Martins

Read More......

MEC vai enviar os cartões com os locais de prova do Enem 2009 até o dia 30.

O MEC (Ministério da Educação) pretende enviar os cartões com os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 até o dia 30 de novembro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (3). O exame será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro.

O cartão de confirmação das inscrições conterá a hora, a data e o local da prova onde será realizado o exame. Além disso, devem constar do documento o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico.

Caso o estudante não receba o cartão até o dia 30 deste mês, deverá acessar a página de consulta do Inep (http://enem.inep.gov.br/consulta) ou entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

Se o inscrito precisar de atendimento especial e essa informação não estiver no documento, é necessário entrar em contato imediatamente com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova.

Fraude adia exame
A avaliação, que deveria ter sido aplicada a cerca de 4,1 milhões de estudantes nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo.

Depois de fraudada a primeira prova, o MEC interrompeu o contrato com o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), consórcio que estava responsável pela execução do Enem. Em regime de urgência, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame. Os custos já atingiram R$ 131,9 milhões.

O Connasel foi o único a participar da licitação para o Enem 2009, fechada em R$ 116 milhões, dos quais cerca de R$ 36 milhões foram pagos pelo governo. O valor desembolsado se referiu à impressão da primeira prova, que já estava em processo de distribuição, quando dois cadernos foram furtados.

Ao todo, 53.542 candidatos do Enem 2009 pediram alteração de cidade para a aplicação da prova, o que representa 1,3% do universo total de inscritos, de 4.147.527 estudantes.

Read More......