DADOS DA AULA tendo o Blog como ferramenta pedagógica.

Título da Aula
O Romantismo no Brasil – a prosa.

Eixos Temáticos
Romance Indianista, Urbano e a Prosa Gótica.

Competências
*Reconhecer no romance brasileiro a identidade nacional;
*Identificar as principais tendências do indianismo no romance brasileiro;
*Refletir sobre problemas e valores vividos pelo publico nas cidades;
*Analisar os elementos da tradição gótica da literatura brasileira.

Estratégia pedagógica da aula
* Leitura do tema na sala de aula com a participação dos alunos, utilizando o livro didático;
* Divisão dos grupos conforme os eixos temáticos:
* produção dos textos utilizando todos os recursos disponíveis no LIE:
* Apresentação dos textos produzidos para a própria sala e para os alunos do 3º ano do turno noturno, no data show.

Habilidades a Desenvolver
*Leitura e interpretação de textos.
*Relação de textos românticos do período 1.822 com a atualidade.
*Utilizar os recursos do LIE na criação do blog.


Tecnologias midiáticas a serem utilizadas
Televisão com o DVD, filme, computador (Laboratório de Informática Educacional), textos de referência e textos máquina digital.

Orientação prévia para o professor parceiro
*Apresentar o tema do trabalho.
*Mostrar alguns aspectos relevantes que serão abordados
*Discutir etapas que serão apresentadas.

Materiais de Apoio da Estratégia
*Bibliografia Indicada
*Livros literários, livros didáticos, textos e revistas e outro material impresso que utilizará na aula.

Webliografia Indicada
Sites de pesquisa (google) e outros que fundamentam a aula.




Relatório dos Dinamizadores sobre a oficina de Blog.

Dentro de uma abordagem participativa, a oficina busca além dos modelos prontos, visa uma descoberta, um recurso diferente, um estímulo útil e significativo para a prática diária do educador. Objetivando propiciar o desenvolvimento artístico, cultural, criativo e humanístico dos alunos, agregando procedimentos gerais de educação, apoiados em pilares pedagógicos de observação, experimentação e representação. Na oficina de blog, observarmos a participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades, principalmente nas atividades práticas, debates, discussões, formulação, construção de materiais e instrumentos, elaboração e aplicação das atividades propostas. Trabalhar com o blog como ferramenta de aprendizagem é realmente muito gratificante, o mundo virtual é simplesmente encantador.
Dinamizadoras:
Aparecida Dias
Telma Vieira
Vanja Benfica
Relatório dos professores parceiros – aula com uso do Blog.
Recebemos ansiosos e com muita alegria o convite das dinamizadoras da nossa escola para participarmos da oficina de blog, pois sabemos que a internet atrai a atenção dos alunos, e tendo a oportunidade de usá-la como aliada para melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos, temos a certeza de que será uma tarefa bastante prazerosa. Planejamos nossas aulas baseados nas orientações das dinamizadoras, foi um sucesso, os alunos se mostraram muito interessados e participaram ativamente de todas as atividades propostas. Espero que nos propiciem outras oportunidades como esta, foram momentos valiosos.


Professores parceiros:
Helena de Fátima Araújo
José Geraldo da Trindade

Read More......

PLANO DE GESTÃO DE SALA DE AULA

Dados da Oficina

Título da atividade
Blogando conhecimento.

Público (professores/nível/série)
Professores parceiros, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Competências
* Capacidade de interação docente/discente, objetivando uma aprendizagem significativa.
* Compreender a relevância do blog enquanto instrumento de ensino aprendizagem;
* Desenvolver o pensamento crítico, flexível e intelectual;
* Adquirir, avaliar e transmitir informações;

Ementa
* Passos para criação, configuração e manutenção do blog.
* O que é um blog;
* Para que serve o blog;
* Como se faz para ter um blog;
* Quem pode ter um blog;

Conhecimentos Prévios
Noção básica de informática – Word e internet.

Teorias de Aprendizagem
Capacitar e motivar alunos e professores a criarem uma rede colaborativa de aprendizagem, voltada para interação virtual.

Formas de Avaliação
A avaliação será feita através da conclusão das etapas propostas.


Read More......

Parada Pedagógica.

O CERSA participa da parada pedagógica promovida pela Secretaria de Educação do Estado, o evento acontece hoje (27/05/2009), no Colégio Estadual Gilvan Sampaio.

Read More......

Atenção! Vem aí o Simulado do CERSA!

Atenção!
Vem aí o Simulado do CERSA!
Dia 10/06/2009
Estamos torcendo por vocês,
SUCESSO a todos.
Abraços
Equipe CERSA.

Read More......

Segundo encontro do curso de Capacitação de Dinamizadores.


25/05/2009
Segundo encontro do curso de Capacitação de Dinamizadores, realizado na Escola Estadual Pedro Alves de Moura.
Temas tratados:
* Continuação da Oficina de Blog;
* Discussão do plano gestão de sala de aula;
* Oficina de retroprojetor.

Participação da professoras cursistas Aparecida Dias, Vanja Benfica e Telma Vieira, sob orientação das multiplicadoras Dirce e Divanir, NTE - Uruaçú.

Read More......

Parabéns Mamães pelo seu dia!



Mãe...São três letras apenas.

As desse nome bendito:

Também o céu tem três letras

E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,

Todo bem que se disser

Nunca há de ser tão grande

Como o bem que ela nos quer
Palavra tão pequenina,

Bem sabem os lábios meus

Que és do tamanho do CÉU

E apenas menor que Deus!


Mário Quintana




Read More......

Histórico do CERSA


                                               HISTÓRICO DO CERSA

Aspectos legais de criação:
Lei de Criação Nº: 99/69 de 17/12/1969
Lei de Autorização: 822 de 11/08/1972
Fundação:
      Em 17 de dezembro de 1969, decreto de número 99/69, foi criado este estabelecimento de ensino.
     A sua construção se concebeu na administração do prefeito Adilon de Souza, que colaborou durante toda sua permanência no governo.
     Funcionou temporariamente no prédio da Escola Estadual Pedro Alves de Moura. De início possuía aproximadamente 480 alunos de Ensino Fundamental e Médio, sendo apenas um curso de Ensino Médio, Técnico em Contabilidade. Posteriormente, acampou as escolas: Ginásio Rubiataba e Escola Normal Nossa Senhora da Glória.
     Com os recursos do governo do Estado, sendo o governador, Otávio Lage, foi concluída a sede própria em 1971 para onde foi transferido o Colégio. Em 1985, com o decreto nº 9744 houve a troca de denominação de Colégio Estadual de Rubiataba para Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral e foi criado também mais um curso de Ensino Médio não profissionalizante, na direção do Monsenhor Linconl Monteiro Barbosa. Há 36 anos o Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral presta atividades educacionais à cidade de Rubiataba.
Missão:
     Contribuir para uma educação voltada para os princípios éticos e morais, preparando o educando para o livre exercício da cidadania e um agente transformador, colaborando na construção de uma sociedade digna, fraterna e justa, oferecendo um ensino de qualidade, assegurando o acesso e a permanência de todos os educandos, estimulando a criatividade e participação para que esses sejam capazes de agir e atuar na transformação da sociedade.
     Em síntese, queremos ser uma Escola de referência no Vale de São Patrício, conhecida pela qualidade de ensino, pela criatividade e a participação de nossos alunos para que esses possam atuar de forma consciente na sociedade.
Endereço: Avenida Caraíba nº 225 Centro - Rubiataba - Goiás
Fone: 062 - 3325 - 3143
População atendida:  zona urbana e zona rural
Quantidade de alunos: 1.100
Funcionários: 73
 Destaques da Estrutura Física* Laboratório de Informática;
* Laboratório de Ciências;
* Laboratório de Línguas;
* Biblioteca;
* Quadra de poliesportiva;
* Salas ambiente.
 Projetos: * De olho no lixo;
* Projeto Córrego da Serra;
* Rádio Escola;
* Dança na escola - batuque;
* Educação ambiental;
* Matemática básica;
* Produção de texto;
  entre outros.


                PARTCIPAÇÃO DO CERSA NA 2 BIENAL DO LIVRO




O CERSA marcou presença na 2ª Bienal do Livro, com vinte e dois alunos inscritos na oficina de produção de texto – Artigo de opinião, toda comunidade escolar está ansiosa e na expectativa de um excelente resultado. Na oportunidade o CERSA parabeniza os alunos participantes pelo esforço, garra e compromisso.
No Teatro Rio Vermelho, as filas deram voltas. A atração era o show de Gabriel O Pensador. O Teatro Rio Vermelho sacudiu com o Cavaleiro Andante. Este é o nome do show que o cantor, compositor e escritor Gabriel O Pensador fez, no Centro de Convenções, o público assistiu e aplaudiu todo de pé. Crianças, jovens, adultos e até os mais idosos cantaram e dançaram com Gabriel e sua banda.







                Curso de Formação Continuada para Profissionais Docentes





Curso realizado em Rubiataba, no Colégio Estadual Raimundo Santana Amaral, tendo como objetivo oportunizar Formação Continuada dos Dinamizadores de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação, pois a escola deve estar atenta e preparada para oferecer aos discentes uma aprendizagem significativa e que os deixem aptos para a vida pessoal e profissional.


Read More......